Natal sem mim...


Esse ano eu decidi não fazer vídeo de Natal. Certo que já fazem séculos que não faço vídeo, mas dessa vez eu quis realmente não fazer. Esse natal está diferente, com um ar diferente de todos os outros...

O clima de Natal não está mais aconchegante e cheio de esperanças, como costumava ser, e nem parece mais que essa é a comemoração do nascimento de Cristo e de um novo recomeço para a vida...
Certo que não podemos nunca comparar com os padrões estunidenses que vemos nos filmes de Sessão da Tarde, falo que dessa vez o Brasil está diferente... O brasileiro está diferente e isso assusta...

Pela primeira vez eu senti uma angústia tão grande e olha que angústia é algo bem comum na minha profissão – levando em consideração o futuro incerto de um assalariado no Brasil. Mas essa angústia era diferente.

Esses meses eu tenho evitado até abrir o facebook e olha que amava ficar horas olhando memes para relaxar minha mente problemática, mas agora não. O que tem de gente criticando tal víeis ideológico ou esse atacando aquele e devolvendo de novo, me deixaram muito mal.

Sem falar que, já é possível perceber, que quase nada ali é política. Assimila-se as torcidas organizadas que vão ao estádio apenas para brigar. Não são torcedores, são bandidos procurando desculpa para agir. Assim é nesse campo também. Pessoas ruins procurando desculpa para descontar sua raiva nos outros, gerando raiva e mais raiva...

Já não é mais pelo bem do Brasil. Já não é mais pelo bem ao próximo. Já não é mais pelo futuro. É pelo agora, é pelo ego, é pelo si mesmo...

Outro dia vi um vídeo que me deixou aterrorizado. Um casal – ridículo – filmando e rindo de uma senhora que pedia dinheiro. Como se quisessem mostrar que eram melhores por terem dinheiro... Levantando a ideia de que a doação é mais propaganda do que ajuda.

Para que? Foi nisso que a modernidade resultou? Foi para isso que lutamos tanto? Foi para isso que todo esse tempo dedicado em acabar com padrões medievais, modernos para surgir esse ser contemporâneo mesquinho e imoral... Desde a ruptura com as humilhações que Igreja trazia até as amargas correntes que prendiam os humilhados aos seus suseranos em troca de um pouco de pão...

Ninguém deveria passar por angústia alguma. Ninguém deveria passar por humilhação alguma. Vivemos a era dos imbecis, que não percebem o quanto isso tudo é líquido e que se esvaem muito mais rápido do que se constroem. Tempos de pessoas que sofrem e de pessoas que fazem sofrer. Tempos das desnecessidades extremas...

Tempo de se falar sem pensar... Tempo de achar que a verdade é algo absoluto e só um grupo, as vezes seleto, possui. Época das descrenças na ciência, de fé capenga e de crenças frágeis...

0 comentários:

Postar um comentário

Qualquer Coisa © 2008. Blog design by Randomness